Luzimangues, o maior distrito do Tocantins, está enfrentando uma escassez de moradias para aluguel devido ao aumento significativo de pessoas chegando para trabalhar na região. Com uma população de 15.602 habitantes, conforme o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área, que pertence a Porto Nacional e está localizada próximo à capital Palmas, vem se destacando como um polo de desenvolvimento e oportunidades.
A Buriti Empreendimentos, referência no ramo de planejamento e desenvolvimento urbano do Brasil, possui loteamentos em Luzimangues e observa de perto a crescente demanda por habitações. “Hoje é extremamente difícil encontrar uma casa para alugar em Luzimangues. Com a chegada constante de novos trabalhadores, a oferta de moradias não tem sido suficiente para atender a demanda. Muitos estão sendo obrigados a morar em pousadas pela falta de opções”, afirma Márcio de Paula, gerente regional da vendas.
A Buriti, sempre atenta às necessidades do mercado, chama a atenção de investidores para adquirir terrenos e construir casas de aluguel, prédios, entre outras edificações. “Investir em Luzimangues é uma oportunidade ímpar. O distrito está em pleno crescimento e oferece lotes mais acessíveis, o que torna viável a construção de imóveis para aluguel”, destaca o gerente Márcio de Paula, que ainda pontuou que a empresa conta com um time de corretores pronto para atender quem tiver interesse em seus empreendimentos, oferecendo todo o suporte necessário para a concretização dos negócios.
Terra de Oportunidades
O presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Tocantins (AELO-TO), Pablo Teixeira, reforça a oportunidade de investir no distrito. “Luzimangues é uma terra de oportunidades e está preparada para receber investimentos que contribuirão ainda mais para o desenvolvimento local. É o futuro, mas também já é o presente”, afirma.
A região tem se tornado um local atrativo devido ao custo de vida menor e lotes mais baratos em comparação com a Capital e o município de Porto Nacional, por exemplo. Empresários e grandes empresas têm se instalado na área, como a VLI e a BR Distribuidora, além de sua proximidade com a ferrovia Norte-Sul. A grande oferta de mão de obra e a presença de órgãos públicos estaduais e municipais também são fatores que impulsionam a migração para o local.