Porto Nacional completará no dia 13 de julho, 162 anos de emancipação política e reafirmando o título de Capital da Cultura do estado do Tocantins e ampliando o leque de atrativos que faz da cidade uma das mais importantes rotas do turismo do Tocantins e agora definitivamente integrada no mapa turístico nacional, após ser confirmada através do Ministério do Turismo no ano de 2023.

Cidade de oportunidades e que vem se afirmando como rota do agronegócio e cidade base para grandes investimentos, o que tem trazido investidores e empreendimentos que escolheram a cidade para se instalarem e ampliarem suas atividades.
Com localização privilegiada e com um lago que reforça o cartão postal ao lado da imponente e centenária Catedral Nossa Senhora das Mercês.
Rota turística Nacional
Porto Nacional recebeu a certificação do Ministério do Turismo, e passa a integrar definitivamente a rota turística brasileira dentro do Programa de Regionalização do Turismo.
Estar inserido no Mapa Turístico é a oportunidade do município captar recursos lançados dentro da plataforma pelo governo federal.
O Mapa do Turismo é um instrumento que reúne municípios com real vocação turística e tem como objetivo esquematizar as potencialidades dos municípios.
Rota gastronômica e fomento do turismo da região
Com um amplo trabalho realizado no município, fruto da parceria entre Sebrae e Prefeitura, visando ampliar a culinária local e ampliar as condições dos diversos seguimentos da gastronomia do município.
Foi criado a “Rota Gastronômica”, de Porto Nacional, com intuito de ampliar a capacidade da culinária local e aproximar ainda mais a gastronomia portuense dos turistas que visitam a região e se apaixonar pelos diversos atrativos que a Capital da Cultura proporciona.

O projeto tem como proposta criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, criatividade e a competitividade, além de fortalecer a identidade gastronômica local e atrair fluxo turístico para a região.
Balneário Rancho Urubu um paraíso tropical
Um dos destaques na área gastronômica e turística de Porto Nacional, é o popular e acolhedor Balneário Rancho Urubu, localizado no KM 65, no sentido Porto/ Luzimangues. Empreendimento famíliar dirigido pelo empreendedor, Juliano Pantaleão.

O local é considerado um oásis pelos turistas de Porto Nacional e que chegam de cidades vizinhas e outros estados para se hospedarem e saborearam a culinária servida no local.

Com um cardápio diversificado que trás uma especialidade típica da mesa tocantinense que é o nosso peixe. A tilápia e a caranha são pratos servidos com o tradicional molho e incrementos aliados ao arroz, mandioca frita com o tempero legitimamente da região. porções, e drinks especiais, buffet personalizado e um atendimento personalizado são outros atrativos que destacam o espaço que é referência no município.

Aliado a gastronomia, o ambiente oferece opções com acomodações que vão de espaço para camping e acampamento, aos modernos bangalôs que oferece comodidade para casais e familiares que escolhem o local para dias especiais e datas comemorativas e fazem do local a extensão de sua casa.

Flutuante: Turismo e gastronomia na beira do lago
Outro espaço que merece destaque e também sob administração do empreendedor e visionário Juliano Pantaleão, é o restaurante e chopperia, Urubu do Lago, na Orla Beira Rio, um local tradicional e que foi reinaugurado mantendo a tranquilidade e localização privilegiada para se manter próximo dos turistas que transitam na orla da cidade e que tem um cartão postal ao seu lado para deliciar das comida Regional.

O lugar é ponto de encontro de todos os seguimentos e oferece os pratos tradicionais da culinária tocantinense, porções e petiscos e a melhor cerveja gelada da cidade, e conta com drinks preparados de forma especial e sempre com muito requinte e bom gosto.
A união da gastronomia regional com um mix de serviços que visam atender e melhor servir os turistas e clientes de dentro e fora do estado do Tocantins, fazem de Porto Nacional uma cidade pronta para recepcionarem os visitantes que procuram na Capital da Cultura , conforto,abrigo e hospitalidade e claro um cardápio de qualidade mesclado uma combinação perfeita.

Texto: Willian da Luz
Fotos: Redes Sociais/Rancho Urunu