Em reunião realizada na manhã da última a sexta-feira,(23), na sala de reuniões da Prefeitura de Porto Nacional, e que contou com a presença do Prefeito Ronivon Maciel, do Superintendente do Patrimônio da União (SPU), Edy César e da Vereadora Rozângela Mecenas.
Foi assinado o termo de cessão repassando duas importantes áreas que a partir de agora pertencem oficialmente ao município de Porto Nacional.
Uma das áreas, situada na Avenida Associação Rural, onde funcionou a Igreja Videira, será usada para a implantação da Casa da Mulher Brasileira, um centro de referência e valorização da mulher, projeto esse que será desenvolvido em Porto Nacional, e que tem a Vereadora Rozângela Mecenas como defensora e com proposituras e requerimentos apresentados na Casa de Leis que já solicitava a instalação do projeto no município.
Vereadora comemora efetivação

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, e será um centro de referência na efetivação de políticas públicas em favor das mulheres.
“ Hoje tivemos a oportunidade de assinar juntamente com a gestão municipal e na presença do Superintendente do Patrimônio da União, Edy César, o termo de cessão que nos dá definitivamente essa área que será implantado o Centro de Referência da Mulher “Casa da Mulher Brasileira”, que é uma conquista fruto de um esforço conjunto, entre Câmara, onde lutamos e defendemos a implantação e doação da área, do Coletivo de Mulheres que vem reforçando a cada dia a necessidade de evitar políticas públicas em defesa da mulher Porto, e município que esteve do nosso lado na garantia que o projeto seja efetivado.” É realização de um sonho e um passo importante para unirmos forças na defesa da mulher e no acolhimento.” Destacou Rozângela.
Coletivo de Mulheres comemora conquista e destaca luta
Líder atuante, Conceição Ferreira de Oliveira – vice presidenta do coletivo mulheres em movimento em Porto Nacional, ressaltou a grandeza da conquista e a conquista da área.
“ Faz dois anos que o coletivo mulheres em movimento tem buscado recurso e o terreno pra construir o Centro de Referência de apoio a mulher e que atua no combate à violência doméstica.
E por que a gente quer eh fazer isso? Porque nós temos um eixo que é o eixo de combate à violência e também para estar respondendo a uma demanda crescente de ataques a mulher no município, a de violência contra a mulher. No relatório de segurança pública do ano passado nacional o estado Tocantins está entre os sete estados mais violentos e que cresceu o número de feminicídio, então a gente acredita que com essas ações dessa forma a gente pode estar coibindo.
O objetivo do centro é acolher mulheres que sofrem todo tipo de De violência, seja ela doméstica, violência sexual, no trabalho, em qualquer lugar, mesmo dentro da família, por filhos e esposos, companheiros.
O Centro de Referência é um local onde a mulher vai ser acolhida e atendida, e funcionará como uma rede de atendimento junto com a defensoria Ministério Público, DEAM, a Delegacia da Mulher, o conselho da mulher, então todos os organismos que trabalham pra apoiar as mulheres.”