A cidade de Porto Nacional carrega em si uma tradição cultural que é sua marca registrada e isso graças aos valores plantados e conservados ao longo do tempo. A capital da cultura do estado do Tocantins tem sua identidade muito viva e muito se deve pelos grandes lideres e de vários seguimentos artísticos e culturais que passam de geração em geração.
A capoeira
A história da capoeira no Brasil remete ao período colonial e representa um marco de luta e resistência do movimento negro que sempre se manteve firme, consciente e protagonista.
Em Porto Nacional, o trabalho do Mestre Gamela, Alcione Santana Rodrigues, da Associação de capoeira raízes, é de longa data e se mantém forte e com um sentimento vivo de disciplina, educação social e preservação dessa arte que trabalha preceitos morais e ajuda na inclusão social.
Reconhecido pelo trabalho social, Mestre Gamela, foi homenageado em 2019, com a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, a honraria cumpre um importante papel de resgatar uma história de luta, os exemplos de resistência contra a opressão e as tentativas de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Reconhecendo essa data memorável a Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo celebra todos os anos o Dia Nacional da Consciência Negra com uma grande programação cultural.
1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual
Integrante das grandes programações culturais de Porto Nacional, O grupo de capoeira raízes, sob liderança do Mestre Gamela, participou em agosto de 2021, do 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual O projeto é uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e foi realizado com uma ampla grade de programações transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura de Porto Nacional.
O Circuito visa fomentar a valorização dos artistas portuenses, e levar entretenimento de qualidade para a população de forma segura, para evitar a propagação do vírus da Covid-19.
A grande roda de capoeira que teve a apresentação marcante da Associação de capoeira raízes, pode ser conferida na íntegra no link abaixo.
Arte e movimento
O trabalho do Mestre Gamela, pioneiro da capoeira em Porto Nacional, é um exemplo a ser seguido e reverenciado pela conduta séria e sempre mantendo as tradições populares com uma linguagem fácil e acessível e assim fortalecendo e mantendo viva a cultura da capoeira.
Texto: Willian da Luz
Foto: Divulgação