Cultura e arte: Mestre Gamela e a capoeira como inclusão social e transformação de vidas

A cidade de Porto Nacional carrega em si uma tradição cultural que é sua marca registrada e isso graças aos valores plantados e conservados ao longo do tempo. A capital da cultura do estado do Tocantins tem sua identidade muito viva e muito se deve pelos grandes lideres e de vários seguimentos artísticos e culturais que passam de geração em geração.

 

A capoeira

 

A história da capoeira no Brasil remete ao período colonial e representa um marco de luta e resistência do movimento negro que sempre se manteve firme, consciente e protagonista.

Em Porto Nacional, o trabalho do Mestre Gamela, Alcione Santana Rodrigues, da Associação de capoeira raízes, é de longa data e se mantém forte e com um sentimento vivo de disciplina, educação social e preservação dessa arte que trabalha preceitos morais e ajuda na inclusão social.

Reconhecido pelo trabalho social, Mestre Gamela, foi homenageado em 2019, com a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, a honraria cumpre um importante papel de resgatar uma história de luta, os exemplos de resistência contra a opressão e as tentativas de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Reconhecendo essa data memorável a Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo celebra todos os anos o Dia Nacional da Consciência Negra com uma grande programação cultural.

 

1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual

 

Integrante das grandes programações culturais de Porto Nacional, O grupo de capoeira raízes, sob liderança do Mestre Gamela, participou em agosto de 2021, do 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual O projeto é uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e foi realizado com uma ampla grade de programações transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura de Porto Nacional.

O Circuito visa fomentar a valorização dos artistas portuenses, e levar entretenimento de qualidade para a população de forma segura, para evitar a propagação do vírus da Covid-19.

A grande roda de capoeira que teve a apresentação marcante da Associação de capoeira raízes, pode ser conferida na íntegra no link abaixo.

Arte e movimento

 O trabalho do Mestre Gamela, pioneiro da capoeira em Porto Nacional, é um exemplo a ser seguido e reverenciado pela conduta séria e sempre mantendo as tradições populares com uma linguagem fácil e acessível e assim fortalecendo e mantendo viva a cultura da capoeira.

 

Texto: Willian da Luz

Foto: Divulgação

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festejo de São José de Dianópolis Promove Diversas A...
O último final semana 15 e 16 (sábado e domingo) foi marcado por di...

Continuar lendo

Porto Nacional promove ação de conscientização no Di...
Reforçando o trabalho de preservação ambiental, um grande plantio d...

Continuar lendo

Hospital Universitário só vai virar realidade com ge...
Pré-candidato de oposição lembra que atual gestão teve oito anos e ...

Continuar lendo

Carreta do Hospital de Amor realizará exames de mamo...
Entre os dias 31 de março e 10 de abril, a Carreta do Hospital de A...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Festejo de São José de Dianópolis Promove Diversas Ativid...
Porto Nacional promove ação de conscientização no Dia Mun...
Hospital Universitário só vai virar realidade com gestão ...
Carreta do Hospital de Amor realizará exames de mamografi...
No data was found

Nossas Redes Sociais