
A cidade de Porto Nacional hoje a 4° maior cidade do estado do Tocantins , com 71 mil habitantes, de acordo com censo do IBGE – 2022, sempre esteve na dianteira dos grandes embates políticos e trás consigo além do título de Capital da Cultura e berço intelectual, o de cidade que mais revela e elege lideranças políticas dentro do Tocantins.
Berço político e terra de lideranças fortes
Passado o processo político das eleições que definiram os eleitos na Assembléia legislativa, Câmara Federal e governo do Tocantins, as atenções estão voltadas ao processo eleitoral de 2024, onde os postulantes ao executivo municipal começam montar grupos e traçar estratégias visando a sucessão ou reeleição.
Novos nomes e reeleição
O Prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel (PSD), é nome certo para reeleição e já começa oxigenar sua equipe de Secretários com mudanças em pastas importantes e angariando apoios que possam dá sustentação a sua reeleição em 2024. Nos bastidores, já é comentado a mudança de partido do atual Gestor, que poderá migrar para o MDB, mais que tem outras opções de composição.
De acordo com a Coluna do CT, do Jornalista Cleber Toledo,novos nomes surgem fomentado o debate sucessório e trazendo alternativas para cenário municipal em Porto Nacional.
Além do prefeito Ronivon Maciel (PSD), há o líder ruralista e suplente de senador Maurício Buffon (PTB), como a coluna já havia antecipado; e agora falam que o próprio deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) poderia entrar no páreo.
Luzimangues na dianteira
Quem estuda a possibilidade de também concorrer é o vereador Soares Filho (SD). O argumento dele é interessante: todos os pré-candidatos, historicamente, dão a vaga de vice a Luzimangues. Inclusive, o atual vice é de lá, Joaquim do Luzimangues.
O parlamentar, contudo, defende que o distrito, que hoje tem cerca de 8 mil eleitores, “é a bola da vez” e chegou a hora de ter um nome próprio encabeçando chapa. Soares foi o vereador mais bem votado em Luzimangues em 2020. Semana que vem ele vai a Brasília conversar sobre o assunto com seu aliado no plano estadual, o deputado federal Carlos Gaguim (UB).
Nomes e projetos
Os nomes citados se juntam a muitos outros possíveis candidatos que já são amplamente pautados nos grupos de WhatsApp e rodas de conversa de Porto Nacional , cabendo aos eleitores e líderes buscarem dá capilaridade ao processo eleitoral que já teve início e que contará com uma das mais disputadas corridas eleitorais ao executivo portuense em 2024.
Texto: Willian da Luz com informações da Coluna do CT