Encontro contou com a presença de quase 20 entidades que defendem o interesse de quase 40 mil servidores efetivos

 

Representantes de 20 sindicatos de categorias diversas estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 14, para discutir e definir o índice da revisão anual dos servidores – data base – relativo ao ano de 2025.

 

Juntos, os representantes definiram o percentual de 7,5% de reajuste, levando em consideração a inflação do ano de 2024 no percentual de 4,83% (IPCA) acrescido de ganho real de 2,67%, garantindo-se assim a manutenção do poder de compra e a valorização dos servidores públicos estaduais.

O pedido das entidades se justifica principalmente levando em consideração o recorde de arrecadação em 2024, demonstrando uma saúde fiscal robusta capaz de atender as demandas do funcionalismo público, sem comprometimento das finanças.

 

Conforme informações do próprio governo, a elevação foi além dos índices projetados, o que posicionou o Tocantins entre os de maior crescimento da Região Norte do país, refletindo economia em expansão. Aliado a isso, a reposição de 7,5% será também forma de reconhecimento e valorização dos servidores, pois tais resultados são feitos do trabalho árduo e comprometido daqueles que compõem a estrutura da gestão estadual.

 

O documento a ser protocolado ao governador do Estado ressalta ainda que os servidores estaduais não recebem um reajuste com ganho real há quase 10 anos, refletindo na perda de poder de compra e endividamento, tendo em vista que a inflação e os custos de vida continuam a aumentar.

Por isso, os sindicatos defendem ser necessário um ajuste salarial contemplando não apenas a reposição da perda inflacionária anual e a redução do impacto das perdas acumuladas nos últimos anos, mas vislumbrando o reconhecimento daqueles que desempenham papel fundamental no funcionalmente estatal e no atendimento à população.

 

Com o apoio e o trabalho dos servidores, o Estado conseguiu inclusive aumentar a sua nota de crédito no Tesouro Nacional, além de o governo registrar índices positivos de aprovação.

 

O próximo passo do grupo é protocolar o pedido junto ao Governo Estadual.

 

Confira todos os sindicatos que participaram:

Sisepe, Fesserto, Sinfito, Sindjor, Sinsjusto, Seet, Sindifiscal, Sintras, Sicideto, Sindlegis, Assamp-TO, Sindagro, Sintet, Sindojusto, Asser, Sisdep, Sindiperito, Sindifato e Sindare.

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Joel Burgos: O Campeão que Deixou Marcas no Esporte,...
Hoje, Porto Nacional e o Tocantins perdeu de forma precoce Joel Jav...

Continuar lendo

Processo de beatificação do Padre Luso avança para a...
Missa de abertura será celebrada por Dom José Moreira no dia 19 de ...

Continuar lendo

Porto Verão 2025: Concurso Garota Verão de Luzimangu...
Evento reúne 11 candidatas em desfile que valoriza o turismo local ...

Continuar lendo

Prefeitura conclui curso de corte e costura e reforç...
Com apoio do Instituto Brasil Digital, 53 mulheres receberam certif...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Joel Burgos: O Campeão que Deixou Marcas no Esporte, na M...
Processo de beatificação do Padre Luso avança para a fase...
Porto Verão 2025: Concurso Garota Verão de Luzimangues pr...
Prefeitura conclui curso de corte e costura e reforça imp...
No data was found

Nossas Redes Sociais