O último dia 03 (quinta-feira), o Dia do Pe. Luso foi marcado por diversas atividades religiosas, o primeiro momento foi uma caminhada, às 08:00, saindo da Catedral e encerrando com uma na Igreja São Judas Tadeu com uma missa presidida pelo Vigário Paroquial Pe. Douglas Aires, na homilia ele destacou:”A vida de Pe. Luso nos ajuda a viver a fé e espiritualidade cristã e mantém viva a nossa esperança”.
A missa foi concelebrada pelo Pároco Pe. Eldinei Carneiro. A missa contou duas caravanas de Santa Rosa do Tocantins e Dianópolis – TO. Após a missa houve a instalação da estátua de Pe. Luso e uma café. Às 11:00, teve outra missa presidida pelo Pe. Haroldo Ferreira, seguida de adoração.
Às 18:00, aconteceu a Romaria do Pe. Luso partindo da Catedral e passando na nascente da bombinha, onde foi inaugurado o alambrado de fitas. Às 18:30, teve o terço mariano e às 19:00, a missa em sufrágio da alma do Pe. Luso de Barros Matos (36 anos de falecimento), que foi presidida pelo Pároco Pe. Eldinei Carneiro, na homilia o religioso frisou:”
A vida de Pe. Luso é um reflexo da glória de Deus, ele viveu a humildade, a oração e a caridade pastoral, sua romaria cada ano vem crescendo”.
A missa foi concelebrada pelos Padres Jean Paul, Douglas Aires e Monsenhores Jones Pedreira e Juraci Cavalcante. Ao final da missa, o padre agradeceu todas as equipes, instituições e pessoas que ajudaram.
Após a missa houve: Quermesse, bingo, leilão e barraquinha. O evento teve a participação de aproximadamente 1000 pessoas, presente também O Prefeito Municipal Ronivon Maciel e a Secretária de Cultura Ângela Dantas. Também presente o Vereador Geylson Neres, a Vereadora Rosângela Macenas esteve na missa da manhã. Zulmira Cardoso fez os agradecimentos em nome da comunidade.
A missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Catedral, Portal Porto Mídia, Instagram do Apostolado Pe. Luso, Instagram do Pe. Eldinei Carneiro e Rádio Porto FM 87,90.
Texto: Pe. Eldinei Carneiro
Fotos: Portal Porto Mídia