“A usina, conta com cerca de 1600 placas solares em 400 watts picos cada uma, o que significa cerca de 660 quilowatts de potência. Inicialmente, somente os prédios das secretarias municipais de Infraestrutura e Educação, serão os beneficiados pelo projeto, gerando um ganho real de cerca de R$ 80 mil mensal de economia nas contas da prefeitura”.
Mais uma vez Porto Nacional sai na frente dos demais municípios tocantinenses, com a inauguração da sua primeira estação de energia solar municipal. O evento de entrega aconteceu em solenidade na manhã desta sexta-feira,(05), na sede da usina, localizada no setor Nacional.

Estiveram presentes, o Prefeito Ronivon Maciel (PSD), o Presidente da Câmara, Vereador Charles Sousa (PT), os Secretários da Infraestrutura, Marcos Antônio Lemos, Educação, Joanita Neres, Agricultura, Arlindo Lopes e demais gestores e lideranças sociedade organizada e comunidade dos setores que compõe a região do empreendimento.
Energia limpa: O presente e o futuro
O Secretário da Infraestrutura do Município, Marco Antonio Lemos, reforçou o compromisso da economia dos cofres públicos e o empenho demandado na entrega da obra.
“ A princípio essa usina era para ser colocada nos telhados públicos e no início 2021, visando um futuro e uma ampliação para que o atendimento pudesse se estender aos demais órgãos públicos, já que ela contempla neste momento a infraestrutura e educação.

E posteriormente será ampliada para outros prédios públicos, no caso da saúde, que tem uma demanda grande e sendo uma das maiores secretarias.
Então foi feito um projeto de ampliação, nesse intuito foi construído uma subestação que não contemplava dentro desse primeiro projeto, essa subestação ela já foi construída já para essa é a ampliação dessa usina.
Hoje nós estamos com a produção de 660 quilowatts pico e a tendência será estendida para 2000, onde vai atender todos os prédios públicos, trazendo uma economicidade, a princípio já está ligado e funcionando, trazendo a economicidade aí de 80 mil reais por mês, e a intenção na ampliação é de passar de 200 mil reais em economia. Em 7 anos estaremos quitando o valor investido, nessa estação com garantia de 25 anos.
O Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, comemorou a entrega e citou a dimensão da obra que já trará benefício no presente e garantias no futuro.

“ É uma obra que nos dá o sentimento da evolução, da renovação, da sustentabilidade, pois estamos falando de energia limpa que está sendo aqui gerada através do sol, e que com certeza o esforço e dedicação da equipe foi de suma importância para que hoje a gente pudesse estar entregando essa usina, uma usina que nesse momento terá uma capacidade de 660 quilowatts.
Nós vamos continuar trabalhando para que ela possa ser duplicado, triplicada e garantindo com certeza economicidade, no primeiro momento vamos atender praticamente quase todas as escolas, e as secretarias da infraestrutura e educação, que são responsáveis por esse processo.
Uma gestão municipal, ela tem que sempre que pensar na economicidade para que ela tem mais condições de fazer outros tipos de investimento. E mais uma Porto Nacional sai na frente com a primeira usina municipal de energia solar em nosso município.
Fotos: Rodrigo Alves/Joeldino