O Hospital Geral de Palmas (HGP) está capacitando servidores de outras unidades hospitalares do Estado, que atuam diretamente com órteses, próteses e materiais especiais. A última turma foi composta por profissionais do Hospital Regional de Porto Nacional.

A enfermeira, que atua no Hospital Regional de Porto Nacional-HRPN, Eliene Justiniano, participou da capacitação. “Devido a nossa necessidade de organização e implantação de novo fluxo do serviço de enfermagem operacional/OPME, a capacitação é fundamental para a viabilidade e segurança dos serviços prestados na unidade hospitalar”.

Sobre a capacitação

As capacitações são proferidas pela equipe de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) do HGP, a qual trabalha com os insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica. Seu gerenciamento vai desde a busca pelos melhores fornecedores até o uso dos insumos nos procedimentos hospitalares. Suas atividades incluem pesquisas de valores, negociações, compras, logística de transporte, gerenciamento de estoque e armazenamento, além de boas práticas de uso.

Segundo a supervisora de serviços operacionais da OPME do HGP, Gleyme Ramos, “o HGP já tem um setor com fluxo instituído, por isso, os demais hospitais usam nosso serviço como espelho para implantarem. Já participaram da capacitação servidores dos hospitais regionais de Gurupi, Araguaína e Porto Nacional. O interessante é que eles venham para ver como funciona na prática dentro do HGP”.

O que são OPME

Órteses são materiais ou dispositivos que podem ser permanentes ou transitórios, mas que substituem as funções de um membro, órgão ou tecido sendo não ligados a um ato cirúrgico.

Próteses são materiais permanentes ou transitórios que substituem de forma total ou parcial algum membro, órgão ou tecido com o objetivo de suprir a necessidade e funções de indivíduos sequelados, ligados a um ato cirúrgico. Pinos, placas e implantes da ortopedia são exemplos de próteses.

Materiais Especiais são insumos médicos usados para melhorar ou auxiliar tratamentos terapêuticos, implantáveis ou não, podendo ou não sofrer reprocessamento de acordo com regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cateteres, materiais de videolaparoscopia e introdutores são exemplos de materiais especiais.

Por Ellayne Czury/Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Processo de beatificação do Padre Luso avança para a...
Missa de abertura será celebrada por Dom José Moreira no dia 19 de ...

Continuar lendo

Porto Verão 2025: Concurso Garota Verão de Luzimangu...
Evento reúne 11 candidatas em desfile que valoriza o turismo local ...

Continuar lendo

Prefeitura conclui curso de corte e costura e reforç...
Com apoio do Instituto Brasil Digital, 53 mulheres receberam certif...

Continuar lendo

III Encontro das Irmãs Carneiro é Realizado em São V...
Aconteceu nesse último final de semana o III encontro das Irmãs Car...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Processo de beatificação do Padre Luso avança para a fase...
Porto Verão 2025: Concurso Garota Verão de Luzimangues pr...
Prefeitura conclui curso de corte e costura e reforça imp...
III Encontro das Irmãs Carneiro é Realizado em São Valéri...
No data was found

Nossas Redes Sociais