Na manhã desta segunda-feira,(27), o Governador do estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa acompanhado do Deputado Estadual Valdemar Junior, do Secretário da Saúde, Afonso Piva, e do Vereador Geylson Gomes, realizaram uma visita especial no Abrigo João XXIII em Porto Nacional.
Na ocasião, o Chefe do executivo estadual conheceu de perto a atual situação da instituição e dialogou com a coordenação e servidores.
Diante do iminente fechamento da instituição por questões financeiras, Barbosa se colocou a disposição de buscar uma solução que não seja o fechamento e transferência dos idosos acolhidos para outros estados. Em sua fala se colocou sensível a resolver a situação conversando com todas as partes e assim encontrar um caminho o mais rápido possível.
Sobre o Abrigo João XXIII
O Abrigo João XXIII é um dos 600 Lares de Idosos que a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) administra no país, A Obra Unida fica na área do Conselho Metropolitano de Anápolis (GO).
Em Porto Nacional, a nova sede é cedida pela Prefeitura de Porto Nacional e conta hoje com 11 idosos acolhidos, O abrigo como não possui uma renda que possa contar mensalmente, eles contam com parte dos benefícios dos idosos para pagar as contas. Mas esse valor não é o suficiente para as despesas.
Dívidas e dificuldades
De acordo com a coordenadora do Abrigo João XIII, a instituição conta com 19 funcionários, 11 deles do município e 8 da casa, as contas de água e energia são pagas através da Prefeitura.
“ O Abrigo João XIII tem uma divida de 400 mil reais, de encargos sociais a exemplo do FGTS e INSS dos funcionários, a instituição na tem condições de se manter e o nosso apelo é para que uma ONG nos ajude assumindo a direção da Instituição, tendo em vista que o fechamento é iminente.
Hoje a administração não tem recursos financeiros para continuar o trabalho na cidade e já foram feitos contatos com outras unidades de outros estados do Brasil, para onde os 11 idosos serão transferidos caso uma outra ONG assuma o Abrigo.
Por Willian da Luz