Na tarde desta quarta-feira,1° de janeiro, a Câmara Municipal se reuniu em sessão solene conforme regimento interno para eleição da mesa diretora.
Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Márcio Reis, eleito com a maior votação da capital.
Composto por 23 vereadores, o legislativo de Palmas é a casa de leis mais importante do Tocantins e definiu o nome do vereador reeleito Marilon Barbosa(Republicanos), para a presidir a Casa de leis no biênio 2025-2026.
Em uma eleição acirrada, Marilon Barbosa venceu por 12 votos a 11 o vereador Folha (PSDB).
Com uma base formada, Barbosa demonstrou o apoio dos pares ainda na diplomação realizada pelo TRE-TO, onde pousou pra fotos juntos aos vereadores apoiadores.
Com 12 votos, fruto de uma ampla articulação, Marilon Barbosa irá presidir o legislativo palmense, onde já esteve a frente e conhece bem.
Perfil
Marilon Barbosa é Natural de Porto Nacional (TO), nascido em 20 de agosto de 1961, filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa Sales e de dona Maria Rosa Castro Sales. É casado com Elionice Lima Cardozo Castro e pai de quatro filhos Alvaci, Gabriel, Paulanne e João Paulo. Marilon Barbosa vivenciou sua infância e adolescência no Distrito de Taquaruçu, onde reside atualmente.
É formado em Administração e iniciou sua carreira profissional em Goiânia-GO, onde foi servidor do Departamento de Trânsito de Goiás. Com a criação do Tocantins e de Palmas, voltou ao Estado e assumiu o cargo de diretor de Patrimônio na Prefeitura de Palmas, onde contribuiu com a implantação da capital, posteriormente, tornou-se servidor público do município, lotado na Secretaria de Finanças. Foi diretor de Esporte de Palmas, no período de 2009 a 2010. É evangélico dedicado à palavra de Deus.
Em 2012 disputou sua primeira eleição ao cargo de vereador em Palmas, sendo eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Graças à sua atuação parlamentar e ao trabalho desenvolvido na Câmara Municipal, principalmente nas áreas social, educação e zona rural, foi reeleito em 2016 para um segundo mandato como vereador da capital, com 1.978 votos. Em 2018 foi eleito por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Palmas para o biênio 2019-2020.
Em 2024 foi reeleito para exercer mais uma vez o cargo de vereador.
Na Câmara Municipal, defende políticas públicas na área social, meio ambiente, agricultura, educação, turismo, saúde, esporte, juventude e cultura.