A bênção da obra ocorrerá na próxima terça-feira, 12, no Casarão Padre Luso, seguida de uma programação especial para relembrar sua trajetória de fé
Por: Nívea Ayres/Secretaria Municipal de Comunicação
A obra foi doada por devoto do sacerdote; cerimônia terá programação especial para relembrar sua trajetória de fé
Visando preservar a fé e a memória do bondoso servo de Deus, o Casarão Padre Luso, hoje a extensão do Memorial Padre Luso, irá inaugurar um busto, doado integralmente por um fiel, em homenagem ao padre que está em processo de beatificação. Na ocasião, marcada para a próxima terça-feira, 12, estarão presentes os seus familiares e as autoridades da cidade, às 9h, no Casarão Padre Luso.
A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, é parceira do Casarão Padre Luso e apoia o processo de canonização e beatificação do sacerdote. Após a cerimônia reservada, uma programação especial permitirá que os participantes revivam o caminho da fé do Padre Luso:
10h – Visita ao Memorial
10h30 – Visita ao arco de fitas
11h – Missa na Igreja São Judas Tadeu
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
História do Padre Luso de Barros Matos
O padre Luso chegou a Porto Nacional em 1938 e passou a residir no Seminário de São José, onde foi acolhido por Dom Alano, frades dominicanos e pela comunidade católica local. Neste ano, sua missa de 37 anos de falecimento foi celebrada durante a IV Peregrinação em sua homenagem.
Em apoio ao processo de canonização e beatificação do sacerdote, a Secretaria de Cultura e Turismo, o Sebrae e a Diocese realizam anualmente a Romaria de Padre Luso. O evento, que ocorre entre 31 de julho e 3 de agosto, fomenta a cultura e o turismo religioso na cidade.