Responsabilidade civil do Estado: Delegado Adrierlis Ribeiro Duarte

Tema de grande relevância na doutrina administrativista diz respeito à responsabilidade civil do Estado.

Todas as pessoas físicas e jurídicas que causam dano a terceiros são obrigadas a reparar, retornando-se ao “status quo ante”. Com o Estado não é diferente. Se com sua ação causar um dano a terceiros a consequência do ato é indenizar aquele que sofreu o dano. No entanto, a forma de responder pelo infortúnio é diferente para o estado em comparação ao direito privado. Enquanto na seara particular do direito privado prevalece a responsabilidade civil subjetiva, ou melhor, necessário demonstrar a culpa ou dolo do causador do dano; em se tratando da responsabilidade civil do Estado basta o terceiro comprovar o dano e o nexo causal. Isso em razão de que aplica -se aos entes públicos a responsabilidade objetiva. No entanto, houve um processo evolutivo até chegar a responsabilidade objetiva do estado.

No absolutismo monárquico o estado não respondia por atos dos seus agentes sob o argumento de que o rei nunca erra.

Posteriormente passou-se pela ideia de o ente responder pelos atos de gestão, mas, com relação aos atos de império o estado não era responsabilizado pelos danos causados a terceiros.

Após isso passou-se a aplicar a teoria da culpa civil em que deveria ser demonstrado o dolo ou culpa do agente estatal para que este pudesse ser responsabilizado.

Mas, para efeito do objetivo o qual se destina o presente texto: Aplicação do conhecimento para resolução de questões em concurso público, o que interessa é a teoria adotada atualmente no direito administrativo quanto à responsabilidade civil do estado. No direito brasileiro adota-se a teoria do risco administrativo que é a base da responsabilidade objetiva. Basta ao lesado provar a conduta administrativa, o dano e o nexo causal; não havendo necessidade de imiscuir-se nos elementos dolo ou culpa.

O fundamento da responsabilidade objetiva do estado está na CF a qual dispõe: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa quantidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável no caso de dolo ou culpa.

Destaca-se que nos casos de danos causados por omissão do ente estatal aplica-se a responsabilidade subjetiva.

Ponto de destaque também é o fato de a responsabilidade estatal ser elidida nos casos de culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior e culpa exclusiva de terceiros.

 

Finalizando, há de se pontuar o entendimento da jurisprudência pátria a qual é no sentido de impedir que o lesado acione o agente estatal causador do dano para compor a lide. Deve o terceiro prejudicado buscar a reparação do estado e seus entes. Caso seja comprovada a culpa ou dolo do agente o ente ingressará com ação de regresso.

 

Foram esses os pontos principais e suficientes para que você compreenda e aplique o conhecimento para efeito de resolução de provas nos concursos públicos.

 

Adrierlis Ribeiro Duarte

Delegado de Polícia no Distrito Federal.

Siga no Instagram

@delegado_adrierlis10

 

Se inscreva no canal

 

 

 

 

 

 

 

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festejo de São José de Dianópolis Promove Diversas A...
O último final semana 15 e 16 (sábado e domingo) foi marcado por di...

Continuar lendo

Porto Nacional promove ação de conscientização no Di...
Reforçando o trabalho de preservação ambiental, um grande plantio d...

Continuar lendo

Hospital Universitário só vai virar realidade com ge...
Pré-candidato de oposição lembra que atual gestão teve oito anos e ...

Continuar lendo

Carreta do Hospital de Amor realizará exames de mamo...
Entre os dias 31 de março e 10 de abril, a Carreta do Hospital de A...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Festejo de São José de Dianópolis Promove Diversas Ativid...
Porto Nacional promove ação de conscientização no Dia Mun...
Hospital Universitário só vai virar realidade com gestão ...
Carreta do Hospital de Amor realizará exames de mamografi...
No data was found

Nossas Redes Sociais