Na manhã desta terça-feira,(25), o Secretário Municipal da Agricultura e Produção de Porto Nacional, Arlindo Lopes, visitou a horta comunitária do Setor Nacional, onde acompanhou a entrega de verduras e hortaliças à comunidade do setor onde fica instalado o projeto e que beneficia também os bairros vizinhos, Vila Operária, Brigadeiro Eduardo Gomes, Padre Luso e Parque Eldorado.
A iniciativa visa oferecer uma alimentação de qualidade que atenda a comunidade e levá-la a pensar no empreendedorismo. As hortaliças e verduras, futuramente, terão selo de qualidade.
O gestor esteve acompanhado da sua equipe técnica formado através da engenheira agrônoma, Bruna Gonçalves, Diretor de Máquinas agrícolas, José Junior, do Coordenador Luiz Neiva “Lulica”, e do Gerente Operacional, Alessandro Nunes Braúna, e o servidor Elias.

Ciente da importância do projeto desenvolvido no município e a necessidade da gestão municipal incrementar ainda mais a mesa do portuense com uma alimentação de qualidade e que atenda a necessidade da região, Arlindo Lopes destacou o trabalho e frisou a necessidade do projeto ser expandido no município e também e na rede municipal de ensino.
“A partir do momento que gente assumiu a Secretara da Agricultura, foi uma determinação do nosso Prefeito Ronivon Maciel, que reforçou a necessidade de olharmos de forma especial com relação às hortas comunitárias, e hoje estamos aqui no Setor Nacional, onde está localizada esse belo projeto e que atende toda a comunidade aqui do setor e região.
E já quero anunciar em primeira mão que a partir dessa semana vamos começar também atender as escolas aqui do município. E a nossa intenção agora é ampliar o projeto das hortas comunitárias e ir além da comunidade, e expandindo também para as escolas municipais e atender Porto Nacional e o Distrito de Luzimangues.
Já temos um diálogo adiantado com a Secretária da Educação, Joanita, e queremos unir forças e alcançar o maior número de pessoas possíveis e que necessitam ter em sua mesa uma alimentação de qualidade.”
A Engenheira Agrônoma, Bruna Gonçalves dos Santos, detalhou sobre o projeto e a importância do trabalho realizado no município e que chega aos lares dos portuenses.
“ As hortas comunitários surgiram através da necessidade de reforçar a distribuição de alimento e contribuir com uma alimentação saudável e também estreitar um melhor relacionamento junto à comunidade, envolvendo mais eles com o projeto e também ensinando a cultivar como ter uma hortaliças de qualidade, e mostrar também que eles podem se interessar e produzir na sua casa se assim os mesmos tiverem interesse.
É importante dizer que esse projeto ele pode ser estendido a instituições conveniadas, e a gente faz um termo de convênio, E a gente implanta essa horta na instituição. Seguindo alguns pré-requisitos que são estabelecido para a instituição.”