O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou, no dia 27 de abril, uma visita técnica às dependências da execução da nova ponte de Porto Nacional/TO.

 

Os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de uma aula prática com o professor Dr. Alexon Braga Dantas e conheceram o canteiro de obras de grande porte onde puderam evidenciar in loco a aplicação de sistemas estruturais hiperestático e isostático.

 

A visita possibilitou a compreensão de conceitos e habilidades teóricos discutidos, em sala de aula, nas disciplinas de Pontes, Mecânica dos Sólidos e Teoria das Estruturas.

 

Os acadêmicos acompanharam a execução de protensão nas aduelas na superestrutura do vão central da ponte com tabuleiro em balanços sucessivos, conheceram ainda o pátio do canteiro de obras onde são protendidas as vigas longitudinais; a usina de concretagem; central de armação; alojamentos; equipamento de içamanto das vigas; entre outros.

A estudante Nathalya Azevedo de Engenharia Civil aproveitou bastante a aula prática. “Participar da visita técnica foi ótimo e enriquecedor, pois foi possível ver e compreender de forma prática o funcionamento e comportamento da estrutura, materiais, carregamentos, processos de mecanização, elementos estruturais, segurança e muito mais!”, destacou.

 

O engenheiro civil responsável pela execução da ponte, Luís Armino, é egresso do UniCatólica, acompanhou a visita e discorreu sobre todo o processo executivo para os acadêmicos.

“As visitas técnicas são sempre enriquecedoras para ambas partes; do ponto de vista profissional é gratificante poder dividir as experiências e conhecimentos aplicados na obra.

Recordo bem do tempo de graduação em que as visitas técnicas sempre mostravam a realidade, ou seja, aquilo que o profissional enfrenta no dia a dia, então considero essa junção de teoria e prática muito valiosa. Sou muito grato a0 UniCatólica porque me formou como profissional e contribuiu na minha formação como ser humano, dessa forma consigo contribuir para o progresso do Estado e também contribuir na formação de uma sociedade mais justa”, declarou.

 

A construção da nova ponte de Porto Nacional é maior obra de engenharia em execução no Estado com comprimento total de 1488 metros (sendo 1088 metros constituído pelos elementos em concreto e 400 metros de aterro), localizada na rodovia TO-255, sobre o rio Tocantins. “Gostei bastante, nunca tinha feito uma visita assim. Na parte de Engenharia Ambiental falaram de implantação, estrutura dentro da água, solo, rochas… Foi uma experiência, uma aula de como regularizar um empreendimento e fazer licenciamento biológico”, finalizou Isadora Coelho, estudante de Engenharia Ambiental.

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renan Sinthonya (ex-Banda Sinthonya) anuncia novo no...
Um dos nomes mais conhecidos da música na região, a Banda Sinthonya...

Continuar lendo

Pe. Eldinei Carneiro Preside Missa Solene de Corpus ...
O Pe. Eldinei Carneiro presidiu na manhã de quinta-feira,à missa so...

Continuar lendo

VICE-PREFEITO DE SANTA ROSA E ESPOSA PARTICIPAM DE C...
Em um momento de fé e gratidão, o vice-prefeito de Santa Rosa do To...

Continuar lendo

Paróquia São José fortalece movimentos marianos com ...
Aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, na Paróquia São José, em Dianópo...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Renan Sinthonya (ex-Banda Sinthonya) anuncia novo nome e ...
Pe. Eldinei Carneiro Preside Missa Solene de Corpus Chris...
VICE-PREFEITO DE SANTA ROSA E ESPOSA PARTICIPAM DE CULTO ...
Paróquia São José fortalece movimentos marianos com 1º En...
No data was found

Nossas Redes Sociais