Durante a 14ª sessão ordinária realizada na última terça-feira,12, o Vereador Soares Filho (Solidariedade) usou a tribuna no plenário José Gonçalves Gama de Araújo, e reforçou a cobrança junto à gestão municipal sobre a implantação da Casa de Apoio aos pacientes do distrito de Luzimangues e zona rural, e que necessitam de atendimento médico especializado em Porto Nacional.
Em defesa da comunidade de Luzimangues, Soares Filho destacou que a Casa de Apoio também atenderia a comunidade de cidades circunvizinhas que precisam se deslocar a Porto e não tem condições adequadas de se instalarem.
Casa de apoio – Atendimento da comunidade
“Eu apresentei ainda no início do ano passado, uma solicitação junto a Gestão municipal tendo em vista a necessidade de uma casa de apoio dentro da cidade de Porto Nacional, para os pacientes que vêm de outros municípios e também do Distrito de Luzimangues.
Nós sabemos que vem ali uma van lotada de pacientes, e que na grande maioria, necessitam precisam de jm local de apoio e acomodação adequada. E eu estou só recapitulando o que foi colocado no requerimento e que eu não recebi uma resposta, nem se poderia ter o estudo de aluguel, essa casa na nossa cidade serveria para amparar essas pessoas que vem até a sede se tratar.
Na sua grande maioria são pacientes idosos, mulheres grávidas que são alocados para a cidade de Porto Nacional com uma determinada agenda. Muitos pacientes tem a sua consulta pela manhã e outros são marcados para a tarde e aqueles pacientes da manhã eles ficam liberados esperando a van esperar o paciente da tarde enquanto esses pacientes não têm aonde ficar, não têm aonde ser acolhido.
Suporte e acolhimento humanizado
Essa casa de apoio servirá para dar um suporte, não é moradia permanente, mas sim para ter uma pessoa servindo um café para aquela pessoa não ficar no meio da rua, debaixo de uma árvore no sol, esperando a van voltar no final da tarde.
Então eu peço ao Poder executivo que faça esse estudo, para alugar não seria muito caro, e iria atender também, como fez o pedido do Vereador Adael, pacientes que que também encaminha seus pacientes para cá.
Então, o pedido que a gente faz pela necessidade e pela vulnerabilidade dessas pessoas que tende a vir para a cidade fazer seus exames, porque a complexidade é aqui na cidade sede, então fica aqui o reforço mais uma vez, para a Secretaria de saúde, que olhe nosso pedido e atendo o pedido.” Reforçou Soares Filho.