A cidade de Porto Nacional foi confirmada oficialmente por meio do Ministério do Turismo nova integrante do seleto time de cidades que compõe o Mapa Nacional do turismo brasileiro e com o turismo religioso em destaque.
Estar inserido no Mapa Turístico é a oportunidade do município captar recursos lançados dentro da plataforma pelo governo federal.
O Mapa do Turismo é um instrumento que reúne municípios com real vocação turística e tem como objetivo esquematizar as potencialidades dos municípios.
Capital da Fé e a figura de Padre Luso
A Capital da Cultura tem um dos cartões mais belos do Tocantins, a imponente Catedral Nossa Senhora das Mercês como símbolo de fé e devoção em todo o estado , e agora reconhecida nacionalmente como rota nacional do turismo religioso.

Outro ponto importante a ser destacado é a figura de Padre Luso, líder religioso que representa mais que apenas um bom cristão, e um modelo de vida para muitos portuenses e pessoas de outros lugares do Brasil, e um exemplo de caridade e humildade.
Padre Luso Barros de Matos teve o processo de beatificação iniciado. A informação é da Diocese de Porto Nacional, que informou que ele recebeu o título de servo de Deus.
Conforme a igreja, o Vaticano acolheu e permitiu dar continuação ao processo que antecede a canonização, necessária para tornar santo um religioso.
Porto Nacional “Capital da Fé”
Após uma série de ações realizadas em Porto Nacional, por meio da Prefeitura Municipal, Sebrae e Secretaria da Cultura e Turismo, reforçada pela empenho de suma importância da Vereadora Rozângela Mecenas ( Republicanos).

Autora do Projeto de Lei que criou o Dia do Padre Luso e que foi sancionada pelo Poder Executivo após aprovação na Câmara Municipal em 4 de agosto de 2021.
A Vereadora Rozângela Mecenas, destacou a importância do Projeto de Lei que agora ganha ainda mais importância com Porto Nacional integrando a rota nacional do turismo religioso.

“O Padre Luso é uma figura muito marcante para todos os portuenses e são atribuídos a ele muitas curas e milagres, reforçada pelo seu histórico impressionante de fé, humildade, caridade e dedicação à igreja.
Em Porto já temos um memorial em homenagem ao Santo Padre e esse ano de 2023, iremos para a terceira edição da Romaria que sai em caminhada pelo centro histórico e finalizando na Igreja São Judas no setor Jardim Brasília.

E como o nosso município integra a partir de agora a rota nacional da fé, dentro do Mapa Nacional do Turismo, com a bandeira religiosa como base, ficamos extremamente felizes e agradecidos a Deus, por entender que nossa contribuição como pessoa pública está beneficiando a nossa cidade e economia, pois agora teremos turistas de todo o Brasil prontos para conhecer nossa cidade e nossos atrativos culturais e contribuir para o crescimento da nossa região.”Afirmou Rozângela
Por Willian da Luz