No último sábado 31 de julho, teve início em Porto Nacional, a III Romaria de Padre Luso em Porto Nacional. A programação começou, às 17:00, com uma carreata pela principais ruas com a estátua do Pe. Luso. Às 18:30, houve o terço mariano. Às 19:00, a santa missa, que foi celebrada na Igreja São Judas Tadeu.
A Vereadora Rozângela Mecenas que é católica e devota de Padre Luso, participa ativamente da ampla programação que será finalizada nesta quinta-feira,(03), com missa especial pelos 36 anos de vida eterna de Padre Luso.
Vereadora é autora de projeto de lei que institui dia de Padre de Luso
O Projeto de Lei N° 020/2021, de iniciativa da vereadora Rozângela Mecenas, “Institui o Dia do Padre Luso”, em Porto Nacional, após aprovação na Câmara Municipal, o projeto de lei foi sancionada pelo Poder Executivo.
A vereadora Rozângela Mecenas, que idealizou o projeto de lei, justificou sua relevância tendo em vista a importante figura de Padre Luso para o município de Porto Nacional e região. O padre portuense é conclamado como santo por muitos munícipes de nossa cidade e são atribuídos a ele muitas curas e milagres.
Tal santidade é reforçada pelo seu histórico impressionante de fé, humildade, caridade e dedicação à igreja e à propagação do evangelho.” Destacou Rozângela Mecenas.
Biografia de Padre Luso
Padre Luso Barros de Matos nasceu no dia 16 de dezembro de 1906, em Balsas (MA). No dia 19 de março de 1913, com seis anos teve uma visão de são José.
Seu sonho era ser padre. ”Vou ser padre de Maria”, dizia. Ele foi ordenado no dia 23 de setembro de 1945, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (TO). Devoto de santo Antônio, carregava no bolso da sua batina um devocionário de santo Antônio.
Padre Luso era conhecido por suas virtudes e se dedicou ao trabalho pastoral, visitando os doentes. E onde ele passava levava com ele a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que segue conservada até hoje na capela São Judas Tadeu, construída por ele nos anos 1960, no bairro Setor Cruzeiro do Sul, em Porto Nacional (TO). Padre Luso morreu de pneumonia aos 81 anos, no dia 3 de agosto de 1987, e foi sepultado na capela são Judas Tadeu