Câmara municipal se reúne com Secretária da Educação e busca explicações sobre possibilidade de fechamento de escolas no município

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta segunda-feira, (19), as atividades da 36ª sessão ordinária do ano de 2023. Os trabalhos foram conduzidos através do Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis.

O plenário José Gonçalves Gama de Araújo, pautou importantes proposituras e indicações que foram apresentadas pelos vereadores e apreciado pela casa de leis.

Em atendimento a um requerimento do Vereador Salmon Pugas e prontamente aprovado através da Casa de Leis, em que foi convocado a presença da Secretária municipal da educação, Joana dos Reis Neres Gomes.
Os parlamentares receberam a presença da gestora municipal e representantes do CACS/ Fundeb, onde foi dado a oportunidade para explicações sobre o fechamento das escolas municipais Padre Luso e Antonio Poincaré.
Participaram da reunião, a gestora da Escola Padre Luso, servidores da escola, pais de alunos, representantes do conselho municipal de educação, vereadores, Tony Andrade, Firmino Rocha, Jeferson Lopes, Geylson Neres, Salmon Pugas, Gustavo do Minibox, Gilian Fraga, Adael Oliveira, Joelma do Luzimangues, Janes Cleiton e Rozângela Mecenas
De acordo com a Diretora da Escola Municipal Padre Luso, Elivânia Nogueira, a reunião foi de suma importância.

“ Foi ótima reunião e os vereadores estão com a comunidade e foi muito bom saber disso, a secretaria também colocou a sua parte financeira que não tá fácil e o FUNDEB também, só que nós vamos continuar a nossa luta porque sei que é válida e amanhã dia 21, o Presidente da Casa de leis nos disse que terá uma resposta para a gente.

A presidente do CACS /Fundeb, Professora Luciana Soares, também pontuou sobre a situação.

“Não é um posicionamento da gestão é um posicionamento de rede, de tentar fazer com que seja certo, porque nós chegamos num ponto de colapso, ou nós reestruturamos, reorganizamos a estrutura, ou então nós vamos daqui, eu não digo nem dezembro, de outubro para frente, não teremos dinheiro para manter a rede.

De acordo com a Secretária municipal da educação, Joana dos Reis, se trata de reestruturação da rede.
“O que a gente está fazendo é a reestruturação da rede, e isso também passa pelo remanejamento dos alunos, para que a rede tenha uma melhor reestruturação para se manter. E para que possamos oferecer uma melhor qualidade de ensino aos alunos.”
Integrante da comissão da educação, o Vereador Jefferson Lopes ressaltou a importância do dialogo na solução das demandas.

“É momento de discussão e debate, onde envolve famílias, crianças, servidores e comunidade, mas a reunião foi muita salutar, por a gente ouvir as partes.
A gente não sai ainda daqui com um fechamento, com uma determinação, a gente ainda precisa sentar com a secretária enquanto vereador, e sentar com o prefeito para chegar na conclusão final. E a gente precisa estudar meios e caminhos, porque a escola tem o nome, tem uma vida, tem toda uma estrutura.

Autor do requerimento que convocou a Secretária da educação, o Vereador Salmon Pugas destacou a importância de buscar soluções conjuntas.
“ Eu apresentei um requerimento solicitando que a secretária da educação, Joanita, pudesse estar aqui na Casa de Leis, nos explicando sobre os possível fechamento de alguma escola. Então nós tivemos essa reunião muito proveitosa, onde a secretária explanou os motivos do possível não fechamento de escola, mas sim remanejamento de alunos e de servidores efetivos para que possa resolver essa situação.
O entendimento da maioria dos vereadores e dos pais também é que se possível, dentro das possibilidade da legalidade, do princípio da economicidade, possa manter essa escola em atividade no prédio que está no momento até o final do ano, até mês de dezembro, mas aí nós temos que ver a questão dessa possibilidade, nós vamos torcer que tudo se resolva, que pais, alunos, sociedade, e gestão saia ganhando.”
A Vereadora Rozângela Mecenas pontuou sobre o debate e o papel da Casa de Leis.

“ Decidimos que vamos está sentando com o nosso Gestor maior, que é o prefeito Ronivon Maciel, que ele que é o dono da caneta, pra que a gente possa decidir, mais eu quero deixar a minha fala que eu estou por aquilo que é melhor para o meu povo, porque eu represento a comunidade de Porto Nacional. “

 

Fonte:Ascom/Câmara Municipal

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em reunião com servidores da educação, Janad defende...
A candidata destacou a importância de uma parceria com o governo es...

Continuar lendo

Joaquim do Luzimangues rebate ataques de Vicentinho ...
  Vice-prefeito reafirma que postulante adversário não tem uma...

Continuar lendo

Justiça determina que Eduardo Siqueira suspenda mais...
A Justiça determinou, na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, ...

Continuar lendo

Em Porto Alegre do Tocantins, Jovem Cauê Lima busca ...
  De origem humilde e com uma base familiar ajustada, o jovem ...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Em reunião com servidores da educação, Janad defende inte...
Joaquim do Luzimangues rebate ataques de Vicentinho Júnio...
Justiça determina que Eduardo Siqueira suspenda mais uma ...
Em Porto Alegre do Tocantins, Jovem Cauê Lima busca vaga ...
No data was found

Nossas Redes Sociais