Cultura religiosa em Porto Nacional é tema de documentários

As produções foram viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo e estão disponíveis no canal do YouTube Raízes e Vozes

 

A religiosidade em Porto Nacional é um traço forte na história da cidade fazendo parte de sua cultura e costumes. Com o intuito de dar visibilidade e destaque a dois momentos importantes para o município, a mestranda em Comunicação e Sociedade Anne Karianny Moreira produziu dois documentários a partir do incentivo da Lei Paulo Gustavo.

 

O primeiro documentário mostra o processo de beatificação do Padre Luso, figura importante na história do município. O segundo retrata a devoção ao catolicismo popular como manifestação cultural em Porto Nacional através dos Festejos do Divino Espírito Santo na região.

 

Para a Anne, essas produções não apenas celebram as festividades locais, mas também ressaltam a importância da união entre arte e religião na formação da identidade portuense. “Através deles podemos entender melhor as nuances do catolicismo popular e como ele se entrelaça com as manifestações culturais que enriquecem a vida comunitária”, pontua.

 

Os documentários refletem o compromisso com a preservação da memória e das tradições religiosas que moldam a história da comunidade. Esses projetos são fundamentais para manter viva a cultura local e para inspirar novas gerações a valorizar suas raízes.

 

A visibilidade proporcionada por plataformas como o YouTube permite que os documentários alcancem um público mais amplo, promovendo uma maior apreciação pelas tradições culturais da região, além da gratuidade do acesso.

youtube.com/@raizesevozes?si=GK7JLv-JPtxl6nx6

 

A mestranda destaca que “a Lei Paulo Gustavo não é apenas um incentivo financeiro, mas uma oportunidade para todos nós refletirmos sobre quem somos enquanto povo e como nossas tradições moldam nosso futuro”.

 

Perfil

Anne Karianny Moreira, portuense, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins, mestranda em Comunicação e Sociedade, Quilombola do território Morro de São João município de Santa Rosa- TO, pesquisadora das tradições e manifestações culturais tocantinense e afro descendente.

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Candidata de oposição em 2021, Marli Vieira declara ...
Para Marli, universidade precisa respeitar as diferenças, democrati...

Continuar lendo

Cartório Porto Nacional realiza “FEIRÃO LIMPA NOME P...
O Cartório Porto Nacional está realizando a maior ação de negociaçã...

Continuar lendo

Chapa "Advocacia em Ordem" vence eleições da OAB em ...
Com 60,86% dos votos, a chapa “Advocacia em Ordem” venc...

Continuar lendo

Secretário da Agricultura, Arlindo Lopes e Prefeito ...
O Secretário da Agricultura de Porto Nacional e Presidente do MDB n...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Candidata de oposição em 2021, Marli Vieira declara apoio...
Cartório Porto Nacional realiza “FEIRÃO LIMPA NOME PROTES...
Chapa "Advocacia em Ordem" vence eleições da OAB em Porto...
Secretário da Agricultura, Arlindo Lopes e Prefeito Roniv...
No data was found

Nossas Redes Sociais