Teve início nesse último sábado (31), a III Romaria do Pe. Luso de Barros Matos, na Igreja São Judas Tadeu, em Porto Nacional – TO.
A programação começou, às 17:00, com uma carreata pela principais ruas com a estátua do Pe. Luso. Às 18:30, houve o terço mariano. Às 19:00, a santa missa, que foi presidida pelo Pe. Pablo Luiz Reis, já a homilia foi feita pelo Pe. Luiz Antônio Guimarães, que destacou as virtudes da vida o Pe. Luso:”Sua vida de oração e caridade ajudaram a alicerçar a fé e devoção, que hoje estamos cultuando”.
O Pároco Pe. Eldinei Carneiro enfatizou:” A vida de Pe. Luso é reflexo da glória de Deus, ele viveu a humildade, simplicidade e q caridade pastoral”. A missa foi concelebrada também pelos Monsenhor Juraci Cavalcante, Pe. Douglas Aires e Eldinei Carneiro. Ontem teve a participação dos casais que o Pe. Luso assistiu o matrimônio.
Após a missa teve a parte social: quermesse, leilão e bingo. Aproximadamente 800 pessoas participaram da missa, que foi transmitida ao vivo pelo Portal Porto Mídia e Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês. Ainda tiveram dos outros dias do Tríduo, com a participação de outros sacerdotes.
A programação encerra hoje, com procissão luminosa, às 18:00 (concentração na Catedral), missa às 19:00, Igreja São Judas Tadeu e Quermesse, Barraquinhas, Bingos e Leilões.
O Deputado Federal Toinho Andrade e a sua esposa Virgínia Andrade estiveram presentes na abertura da Romaria.
Biografia de Padre Luso
Padre Luso Barros de Matos nasceu no dia 16 de dezembro de 1906, em Balsas (MA). No dia 19 de março de 1913, com seis anos teve uma visão de são José.
Seu sonho era ser padre. ”Vou ser padre de Maria”, dizia. Ele foi ordenado no dia 23 de setembro de 1945, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (TO). Devoto de santo Antônio, carregava no bolso da sua batina um devocionário de santo Antônio.
Padre Luso era conhecido por suas virtudes e se dedicou ao trabalho pastoral, visitando os doentes. E onde ele passava levava com ele a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que segue conservada até hoje na capela São Judas Tadeu, construída por ele nos anos 1960, no bairro Setor Cruzeiro do Sul, em Porto Nacional (TO). Padre Luso morreu de pneumonia aos 81 anos, no dia 3 de agosto de 1987, e foi sepultado na capela são Judas Tadeu