Em novo programa eleitoral, Janad Valcari apresenta propostas para a zona rural que incluem a melhoria das estradas vicinais, regularização fundiária rural, e a criação de um cinturão verde com agricultura irrigada. A candidata também quer fortalecer o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), garantir assistência técnica e extensão rural, além de criar uma feira de produtos rurais para incentivar a compra direta entre produtores e feirantes.
No programa eleitoral deste sábado, 21, a candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL), destacou suas propostas para fortalecer a zona rural da capital, com investimentos em infraestrutura e apoio aos pequenos produtores. Janad ressaltou que Palmas é muito maior que o Plano Diretor, mas nos últimos anos, a gestão municipal tem deixado de lado as áreas rurais. “Palmas não pode mais virar as costas para esses palmenses. Chegou a hora de retribuir a quem coloca comida na nossa mesa,” disse a candidata. Assista ao programa aqui.
Entre as principais reclamações dos produtores rurais está a condição das estradas vicinais, que prejudicam o escoamento da produção. “As estradas são muito precárias, arrebentam com os carros, é muito buraco,” relatou o produtor rural, Milton Ribeiro. Em resposta, Janad destacou que vai trabalhar para garantir a recuperação das estradas rurais e a oferta de ônibus escolares com ar condicionado para as crianças que vivem no campo.
“Eu sei a falta que faz para um pequeno produtor rural ter uma estrada boa, ônibus escolar novo, e uma escola que ofereça qualificação. Vamos trazer assistência técnica rural, calcário, financiamento para plantar e apoio na hora de vender,” afirmou Janad.
A candidata quer transformar Palmas na capital do Matopiba e atrair mais indústrias para agregar valor às matérias-primas produzidas na região. “Temos que aproveitar o algodão que é plantado no Tocantins e transformar Palmas em um polo de confecção,” disse. Ela consultou especialistas e técnicos da área rural e quer garantir formação de mão-de-obra qualificada para os jovens do campo, com foco em tecnologia agrícola.
Janad também apresentou uma proposta para criar um espaço na feira do Aureny 3, onde será estabelecida uma espécie de bolsa de produtos rurais, que incentiva a compra direta entre produtores e feirantes. “A feira é o meu lugar, onde eu conheço todo mundo e me sinto em casa. Quero promover uma maior interação entre produtores e feirantes, onde todos possam ganhar,” afirmou.
Além disso, Janad se comprometeu a reformar as principais feiras nas regiões central, sul e norte de Palmas, criar a Feira da Praia na Graciosa, e a Feira dos Nordestinos em Taquaralto. “Eu vou continuar presente nesses espaços, ouvindo de perto as sugestões da população para transformar essas ideias em melhorias concretas para nossa cidade,” garantiu a candidata.