Sem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, a cidade encontrará dificuldades em manter serviços públicos essenciais e o pagamento do funcionalismo

A cidade de Porto Nacional, que é o berço cultural tocantinense, está impedida de receber recursos federais, isso incluindo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de arrecadação das cidades brasileiras.

O município foi incluído na lista do Siafi ( sistema integrado de administração financeira do governo federal). Essa inclusão ocorre pelas seguintes razões: Ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); Dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).

Deixar de receber esses recursos prejudica o cofre público local e os serviços prestados à população. Além de prejudicar o pagamento do funcionalismo público, o bloqueio do FPM impacta a oferta de Saúde e educação aos munícipes, tendo em vista que por exigência da legislação, boa parte desses recursos devem ser aplicados nessas áreas.

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia aponta uso de recursos públicos por parte d...
Maria Santana e seu vice Marcelo Leineker são acusados de usar corr...

Continuar lendo

BRB: circular solicita que órgãos estaduais orientem...
Sisepe questiona obrigatoriedade do procedimento e espera que banco...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Denúncia aponta uso de recursos públicos por parte dos ca...
BRB: circular solicita que órgãos estaduais orientem serv...
Reportagem da Globo escancara falta de gestão na UFT e hu...
Joel Burgos é bicampeão Mundial de Artes Marciais na Arge...
No data was found

Nossas Redes Sociais