Projeto Samuzinho transforma escolas de Porto Nacional em espaços de prevenção e cuidado

Ações serão expandidas para os distritos e zona rural do município a partir de março

A Prefeitura de Porto Nacional e o ITPAC retornaram as ações do Projeto Samuzinho, que leva às escolas da rede municipal os conhecimentos essenciais de primeiros socorros para alunos, servidores e pais da comunidade. O projeto é executado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Samu, e a Liga de Cirurgia do Trauma (ITPAC).

A CMEI – Judith Tavares, no setor Nova Capital, recebeu uma capacitação na tarde de quarta-feira ,19, onde pais e servidores puderam entender o projeto e adquirir conhecimentos importantes. A iniciativa tem o objetivo de capacitar crianças e adultos para agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência, contribuindo para a segurança e o bem-estar de todos.

Por meio de aulas práticas e teóricas, os participantes aprendem técnicas básicas, como massagem cardíaca, desobstrução de vias aéreas e como agir em casos de engasgos e paradas cardiorrespiratórias.

Salvar vidas

De acordo com a Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Leonesia Ribeiro, o Samuzinho expandirá suas ações para a zona rural. “Esse ano de 2025, principalmente esse primeiro semestre, nós estamos focados em aderir o projeto para a zona rural, distritos, como de Luzimangues, e os assentamentos próximos, onde temos escolas pactuadas com o Estado”, pontuou.

O coordenador do Samu, Wagner Ribeiro, destacou o papel das crianças no aprendizado das técnicas. “O intuito da gente é treinar professores, cuidadores das crianças nas creches e também treinar os alunos das escolas municipais. Alunos a partir de seis anos, porque a criança ela tem uma capacidade enorme de aprendizado e se você treiná-la, o linguajar do treinamento simples ela aprende e consegue salvar o avô que está na casa com ele, ele consegue salvar o irmãozinho que está engasgado entende como é que tem que fazer para chamar o bombeiro, para chamar o SAMU”, frisou.

A presidente da Liga de Cirurgia do Trauma, Alice Maria, reiterou a importância da ação conjunta. A Liga de Cirurgia de Trauma da ITPAC Porto está hoje aqui reforçando essa parceria e dando continuidade, onde ensinamos pessoas leigas como fazer o primeiro atendimento e garantir a sobrevida de pacientes em parada cardiorrespiratória, com o projeto de suporte básico de vida e conhecimento de urgência e emergência.”

A gestora do CMEI Judith Tavares, Elma Pereira, agradeceu pela oportunidade em receber a ação na unidade escolar. “A nossa intenção é de cada dia fazer o melhor para os nossos alunos. Nós atendemos a comunidade e temos hoje por volta de 360 crianças, e 70 servidores que achamos interessante e necessária essa capacitação para melhor atender a nossa comunidade assistida da melhor forma possível”, frisou.

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Samuzinho transforma escolas de Porto Nacion...
Ações serão expandidas para os distritos e zona rural do município ...

Continuar lendo

Júnio de Cesário (PSDB) assume liderança em importan...
Vereador comandará Comissão de Constituição, Justiça e Redação e te...

Continuar lendo

Luzimangues: Pim Júnior assume Secretaria de Desenvo...
O ex-vereador Crispim Alves de Oliveira Júnior, popularmente conhec...

Continuar lendo

Escolinha de Futebol do Juventus recebe R$ 16 mil em...
Doação do programa “Mais Futuro”, do grupo GDM, beneficia projeto s...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

Projeto Samuzinho transforma escolas de Porto Nacional em...
Júnio de Cesário (PSDB) assume liderança em importante co...
Luzimangues: Pim Júnior assume Secretaria de Desenvolvime...
Escolinha de Futebol do Juventus recebe R$ 16 mil em mate...
No data was found

Nossas Redes Sociais