A paixão pelas ondas do rádio começou ainda cedo na cidade de Guaraí, nos anos 80, ainda no norte de Goiás e que mais tarde se transformaria estado do Tocantins.
O menino Alessandro Batista Lima, que mais tarde ganharia a alcunha de “Xandão”, pelo porte físico e voz marcante, logo após pela sensibilidade e contato social com a comunidade, o “Coração de Leão”, foi incorporado ao seu nome, pelo amigo e grande comunicador Wagner Quintanilha.
O rádio e o poder de conectar as pessoas
O sonho de ser um comunicador ganhou forma em Porto Nacional, com uma voz inconfundível e com um carisma que sempre carregou, foi uma das vozes que marcou e impactou várias gerações na rádio Araguaia FM, 101,9, de onde ganhou o Brasil e passou por importantes emissoras de rádios em Palmas, Brasília,Pará e Goiás, onde foi por 6 anos líder em audiência na 99 FM, em Goiânia foi apresentador de grandes shows nacionais, dentre eles o tradicional acústico 99, por onde passou Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Guilherme e Santiago dentre tantos artistas de renome nacional.
Xandão, o coração de leão, sempre teve ao seu favor a sensibilidade e a proximidade com os ouvintes, com que sempre teve um contato direto e aberto. Foi no rádio que suas mensagens de autoajuda e motivacionais, começaram a entrar em lugares que jamais imaginou alcançar, levando esperanças ao acamados em hospitais, clínicas de reabilitação, terminais rodoviárias, nos transportes coletivos, e no dia dia das pessoas. Sempre com uma mensagem de fé, otimismo e esperança.
Falar e ajudar transformar
Em Porto Nacional, Tocantins, Xandão tem um programa que se tornou um líder de sucesso, o tradicional “Encontro Marcado”, que vai ao ar diariamente das 08 às 11h, na rádio comunitária Porto FM 87.9, e que se tornou um ponto de encontro, informações, entrevistas e um espaço social onde a comunidade tem voz e vez para falar das suas necessidades e é encontrar apoio e uma corrente do bem que sempre é atendida do outro lado do rádio.
Em mais de 30 anos de rádio, Xandão carrega a essência do bom comunicador, com equilíbrio, crítica social ponderada e o desejo de sempre mostrar a direção correta para o ouvinte e o cidadão que busca seu lugar ao sol e a vontade de vencer e crescer.
Por Willian da Luz