Exclusivo: por grave vício, Justiça suspende divulgação de pesquisa do Primeira Página  

Sondagem estava prevista para ser publicada a partir desta sexta-feira; pesquisas anteriores do jornal mostram paridade que difere completamente do apurado por institutos reconhecidos

 

 

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral sobre Porto Nacional do jornal Primeira Página (Instituto VOPE) que poderia ser publicada a partir desta sexta-feira, 30 de agosto. Expedida na noite de quinta-feira, 29 de agosto, a decisão da magistrada Umbelina Lopes Pereira Rodrigues aponta a existência de vício grave no não cumprimento das disposições legais sobre o plano amostral do levantamento. O site Capital da Cultura teve acesso a decisão.

 

“Portanto, ao aplicar uma ponderação inadequada em relação ao nível econômico mencionado, o plano amostral da pesquisa cometeu uma distorção estatística que compromete a representatividade dos seus resultados. Isso pode afetar a percepção dos eleitores sobre o cenário eleitoral. Dessa forma, a discrepância na ponderação do plano amostral, em relação ao nível econômico dos entrevistados, de pessoas com 10 anos de idade ou mais, em comparação com as fontes de dados públicas mencionadas, configura um vício grave por não cumprimento das disposições estabelecidas no art. 33, IV, da Lei nº 9.504/1997 e no art. 2º, IV, da Resolução TSE nº 23.600/2019”, ressalta a juíza, ao destacar que a contabilização de pessoas acima de 10 anos para cálculo da renda distorce completamente o padrão correto de pesquisas.

 

A magistrada atendeu pedido movido pela coligação Porto Seguindo em Frente, do prefeito e candidato à reeleição Ronivon Maciel (União Brasil).

 

Resultados totalmente distintos de pesquisas reconhecidas

 

Nas semanas anteriores, o VOPE divulgou pesquisas com resultados trazendo paridade e empate técnico entre Ronivon Maciel e o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), algo que difere completamente do apurado por institutos de atuação reconhecida em vários estados, como Serpes e Gauss.

 

No Serpes, por exemplo, Ronivon tem vantagem de 37 pontos percentuais. Já na última pesquisa Gauss, Ronivon tinha 31,4 pontos de frente.

 

Confira, abaixo, a decisão da Justiça Eleitoral

 

https://drive.google.com/file/d/18S4lI8t4h_90PwZc99dSQTCPlo-lg6FJ/view?usp=drivesdk

 

Comparilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Willian daLuz

🎓Formado em História/Pedagogo 🖋️Pós Graduado em Docência 🎙️Editor/www.capitaldacultura.com.br 🌎Editor do @sitecapitaldacultura

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No gosto do povo: O girassol confirma liderança de J...
A candidata Janad Valcari (PL) consolidou sua liderança na corrida ...

Continuar lendo

Pesquisa nacional confirma possibilidade de vitória ...
Desde março, a deputada ascendeu no percentual das pesquisas e se c...

Continuar lendo

Legalidade de pesquisa Gauss com Ronivon 40 pontos à...
Fracassa nova tentativa da coligação de Antônio Andrade de suspende...

Continuar lendo

Mais de 10 mil motociclistas acompanham Janad em mot...
  Do setor Taquari até o Ginásio Ayrton Senna, mais de 10 mil ...

Continuar lendo

Colunistas

Screenshot_1

Willian daLuz

Colunista

No gosto do povo: O girassol confirma liderança de Janad ...
Pesquisa nacional confirma possibilidade de vitória de Ja...
Legalidade de pesquisa Gauss com Ronivon 40 pontos à fren...
Mais de 10 mil motociclistas acompanham Janad em motociat...
No data was found

Nossas Redes Sociais