O escritor Octávio Nunes retrata com sensibilidade os relatos dos pacientes com câncer no Brasil. “O livro O Dilema de PI”, trás importantes histórias verídicas dentro de uma abordagem precisa e cheia de emoção.
Um dos destaques do livro retratado pelo autor, é da portuense Jéssica Poincaré Ornelas Andrade. A batalha pela vida foi encarada por ela com muito afinco e divulgada em suas redes sociais em uma série intitulada “TIRANDO O CÂNCER DO ARMÁRIO”, que através de vídeos e relatos quase diários, onde Jéssica retratada sua rotina de tratamento em Barretos e sempre com um sorriso no rosto e otimismo.

Em 22 de março de 2020, a biomédica faleceu, após uma longa batalha contra o câncer de mama, deixando uma linda história e um legado de amor e resiliência.
Pra sempre Jéssica
Nas redes sociais a história de Jéssica Poincaré segue motivando e levando amor e esperança as pessoas, através do perfil do Instagram “ Pra Sempre Jéssica Poincaré”
Feliz pela linda homenagem e emocionada, a mãe de Jéssica, Dona Magali Ornelas, agradeceu ao escritor pela abordagem e sensibilidade.
“Emocionada, olhos marejados, coração apertado e aquecido, ao mesmo tempo, e grata a Deus por tudo.
Obrigada Octávio Nunes, por eternizar a Jéssica Poincaré nesta obra, “O Dilema de PI – Desafios no caminho do paciente com câncer no Brasil”!
Obrigada por nos proporcionar este momento, por trazer neste livro, um pouquinho da história corajosa da nossa menina!
Que essa mensagem possa alcançar vidas, porque retrata a história de uma vencedora que VIVEU apesar do câncer; porque o câncer da Jéssica não teria cura, mas a Jéssica, sim!
Obrigada por registrar um pedacinho desta história, que nos inspira e nos motiva a prosseguir com esse legado de acolhimento, de cuidado e de amor ao próximo!
Muito obrigada!
Sobre o livro
O livro mostra, por meio de depoimentos de paciente e de especialistas, que o sistema de saúde brasileiro, embora com significativos e reconhecidos avanços, especialmente no segmento privado, está muito distante de oferecer o melhor, o mais digno e o mais acessível tratamento ao paciente de câncer.
São muitos desafios no caminho de quem tem a doença no Brasil e não há uma única explicação para isso.
Dos depoimentos dos pacientes é possível extrair sentimentos como medo, frustração, insegurança, incertezas e falta de confiança no sistema, muito embora, ilhas de excelência em atenção e assistência no sistema público possam contrapor determinadas percepções, ainda que isso não valha para todos os casos. No sistema privado, que representa um abismo em relação ao segmento público em termos de qualidade dos serviços e recursos científicos e tecnológicos, há maior chance de sucesso nos tratamentos e na forma como o paciente adentra e dispõe do sistema, embora, da mesma forma, existam falhas e gerem decepções.
Texto: Willian da Luz
@williandaluzoficial